Autoavaliação

Ferramentas aplicadas

Ferramentas aplicadas

As ferramentas de coaching são instrumentos utilizados com o coachee e que visa a realização de alguma tarefa ou atingimento de determinado resultado. Provém de diversas ciências como Psicologia, Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, Marketing e/ou do próprio coaching. Estão em constante processo de aprimoramento e evolução.

O profissional Coach as utiliza para identificar quais são as maiores dificuldades ou objetivos do coachee, para em seguida determinar quais os melhores caminhos para percorrer em prol deste objetivo.

Não existe ferramenta certa ou errada, apenas a mais adequada para cada caso e cada situação. Estas ferramentas servem para que o coachee reflita sobre suas atitudes e comportamentos, sobre sua inteligência emocional e sobre o conhecimento que tem de si mesmo. Tendo a consciência disso, o uso destas ferramentas trará resultados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Tenha em mente: as ferramentas utilizadas no coaching são cientificamente validadas, comprovadas, além de serem dinâmicas ao ponto de serem efetuadas tanto individualmente quanto em equipe.

Vamos citar algumas logo abaixo:

>> Autofeedback: Consiste na auto-avaliação do coachee.

>> Roda da Vida: Avaliação de Satisfação na vida em todas as áreas.

>> Sistemas Representacionais: Mostra nossa preferência representacional (nosso sentido preferencial de receber, processar e transmitir informação), segundo a Programação Neurolinguística (PNL), são quatro: Digital, Cinestésico, Auditivo e Visual.

>> Perfil Comportamental: Permite avaliar nosso comportamento.

>> Feedback 360º Projetivo: Questões a respeito das pessoas que o coachee conhece, lembrando como as pessoas o veem.

>> Tríade do Tempo: Demonstra a forma como o coachee utiliza o seu tempo.

>> Identificando Valores, Crenças, Sonhos e Missão de Vida: O que realmente é importante, o que realmente te motiva, quais são seus valores, quais são as suas crenças e sonhos, qual a sua missão de vida.

>> Diário de Bordo: (Modelo de Empoderamento e Aceleração de Resultados) proporciona ao coachee a possibilidade de agradecer, ressignificar, agir e perdoar diariamente.

>> Roda da Abundância: Declarar, Solicitar, Arriscar, e Agradecer.

>> Identificando Fase da Vida: Para identificar a fase de vida do coachee, para saber a melhor forma de trabalhar.

>> As Cinco Linguagens do Amor: Identificação da forma de expressar e receber amor preferencial.

>> Perdas e Ganhos: Fatores motivadores, sabotadores, ganhos e perdas.

>> Análise do Campo de Força: Identifica as forças que impulsionam e as forças resistoras desta situação.

>> Orientação para Resultados 5W 2H: Planejamento de resultados com 5W: What: O que será feito? Who: Quem o fará? When: Quando será feito? Where: Onde será feito? Why: Por quem será feito?

>> E2H: How: Como será feito? Howmuch: Quanto custará?

>> Perfil de Personalidade: Questões para identificar o funcionamento do coachee.

>> Definição de Metas: Questionário para boa elaboração de metas.

>> Meta SMART: Consiste em uma boa formulação de objetivos. Especificar (O que quer? Como é? Que tipo? Que lugar?), Mensurar (Quanto vai custar?), Alcançável (Como fazer isso? Quais as etapas? Como?), Relevante (O quê isso vai proporcionar? Qual é o significado pessoal?), Temporal (Quando? Especificação de data).

>> Roda de Competências: pode ser utilizada em qualquer contexto a fim de levantar quais habilidades, características, comportamentos que o coachee precisa melhorar ou adquirir para alcançar seu objetivo.

Por favor, efetue login para poder acessar o quiz
Metodologia do coaching (Anterior)
(Próxima) Encerramento
Voltar para Autoavaliação

Sem comentários

Publique um comentário